segunda-feira, 9 de março de 2009

Numa manhã cinza e gélida

...de fato, não há nada para se dizer numa manhã que desponta cinza e gélida. "Nada melhor do que o nascer do sol para mudar a figura das coisas", disse Saramago. Mas onde está o sol numa manhã cinza? ele está lá, no lugar onde sempre esteve,alimentando nossa fantasia de um "renascer" para que pensemos que tudo nasce do brilho e morre no abraço com a escuridão..não aguentaríamos viver sabendo que esse "renascer" não é nada mais do que um movimento eterno e infinito onde, até memso o sol, está preso. Como se confortaria o sol se não tem ninguém para doar-lhe luz?
talvez o confortem mostrando-lhe a certeza que um dia morrerá,apagar-se-á...descansará. O que farei com meus sete-sóis?sete prisões dançando sordenados numa orbita oscilante.
não há nada para se falar numa manhã que amanhece já com as cores de uma gélida morte, me resta pensar no amor, já que o sol anda escondido por entre as nuvens d'água e, sem seu brilho, numa manhã como essa, é dificil saber se está vivo ou não.Não há dor, não há sangue, muito menos alma. Mas uma coisa que sempre está cá dentro de mim...a saudade que tanto canto por esses mares, esse amor que penso em espalhar pelas ondas, se as ondas tocassem meu barco nessa manhã cinza e gélida.
Sabes quando, em pleno dia, acordas cedo e sentes que todos estão a dormir? cada qual com seu sonho, cada qual em sua posição de dormir...nem mesmo os casais dormem juntos (aquele abre mais os braços, e aquel se encolhe qual um animal indefeso)..Sabes quando não te resta dúvidas que serás sempre só, como essa manhã gélida e cinza?
Podes até teres trezentos e sessenta e cinco dias de sol à pino, mas sempre terás uma manhã dessa, nem que ela dure cinco minutos,seja de frente à uma floresta, seja de frente ao mar, sempre haverá um lugar onde o sol parecerá cinza.

Um comentário:

Iramaya Rocha disse...

porra me peguei essa semana, mais precisamente na manhã de ontem, pensando exatamente nisso.

me lembrou "Iniciei mil vezes o diálogo. Não há jeito. Tenho me fatigado tanto todos os dias vestindo, despindo e arrastando amor, infância, sóis e sombras." de CaioF.A.